Receba notícias em seu email

Navalshore

Canal de Suez testa nova seção de faixa para impulsionar o tráfego

O Canal de Suez testou com sucesso uma nova faixa que permite que navios naveguem em ambas as direções ao longo de um trecho de 10 quilômetros em sua seção sul, anunciou a Autoridade do Canal de Suez (SCA).

O presidente da SCA, Osama Rabie, informou que dois navios usaram a nova via após a conclusão do trabalho de dragagem. Ele chamou o projeto de um “grande salto qualitativo” que melhorará significativamente a capacidade e a eficiência do canal.


PUBLICIDADE



Rabie acrescentou que a rota ajudará os navios a navegar em fortes correntes e condições climáticas adversas.

O especialista em transporte Mohamed Shehata explicou que a extensão fornece uma rota de backup crucial em caso de acidentes ou interrupções no canal principal. “Essa camada adicional de resiliência garantirá o fluxo contínuo do comércio global, mesmo em circunstâncias imprevistas”, disse ele.

Shehata acrescentou que a expansão é um movimento estratégico para se preparar para o aumento do tráfego marítimo à medida que a estabilidade melhora na região do Mar Vermelho.

Esta notícia vem depois que o presidente egípcio Abdel-Fattah al-Sisi revelou na quinta-feira (26/12) que as receitas do Canal de Suez caíram mais de 60% em 2024 devido a problemas regionais. Ele disse que o Egito perdeu cerca de US$ 7 bilhões em receitas devido a problemas no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandab, que afetaram o transporte marítimo e o comércio global.

Apesar da queda na receita, o presidente instruiu a SCA a continuar desenvolvendo o canal, melhorar os serviços de navegação e promover sua importância para o comércio global.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira