Canal do Panamá aumentará trânsito para 24 navios a partir de janeiro

A autoridade do Canal do Panamá havia comunicado anteriormente a previsão de 20 slots diários para janeiro e 18 para fevereiro

O Canal do Panamá anunciou que aumentará o número de trânsitos diários para 24 a partir de janeiro. Atualmente transitam diariamente 22 embarcações, divididas em seis Neopanamax e 16 Panamax. A restrição é consequência da seca que assola atualmente o Lago Gatún, que regista níveis de água baixos para esta época do ano devido à seca induzida pelo fenômeno El Niño.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Outubro foi o décimo mês do ano mais seco já registrado na bacia hidrográfica do canal. Antecipando um potencial agravamento da situação em novembro e dezembro, a autoridade local decidiu ajustar o número de trânsitos diários para 22 navios em dezembro, 20 em janeiro e 18 em fevereiro.

No entanto, como as chuvas e os níveis dos lagos em novembro foram menos adversos do que o esperado, foi decidida ampliação dos slots para 24 embarcações diárias.

O Canal do Panamá permitirá também uma vaga de reserva por cliente e por data, com exceções para cotas oferecidas a navios concorrentes por meio do sistema de reservas. Estas medidas permitem que os navios que pretendem transitar pelo canal tenham alternativas para obtenção de uma reserva.

As medidas entrarão em vigor em 16 de janeiro de 2024 e permanecerão em vigor até que as condições justifiquem alterações.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira