Acontece hoje (26), a partir das 10h30, a cerimônia de transmissão do cargo de coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (Camas). O evento marca a transferência do cargo atualmente exercido pelo contra-almirante José Aloysio de Melo Pinto para o contra-almirante argentino Gastón Fernando Erice.
Conhecida internacionalmente, a área da Amas é fruto do entendimento e cooperação mútua das Marinhas do Cone Sul e foi ativada no final dos anos sessenta. O cargo de Camas é exercido, ao longo dos últimos 42 anos, por almirantes argentinos, brasileiros e uruguaios, que são escolhidos através de um sistema de rodízio. Durante a gestão brasileira, o Camas buscou ampliar a troca de informações entre as Marinhas da Amas, na busca da elaboração de novos procedimentos e do desenvolvimento e emprego de uma moderna tecnologia no Controle Naval do Tráfego Marítimo.
Presidida pelo comandante da Marinha do Brasil, a cerimônia conta ainda com a presença dos componentes da Junta de Comandantes-em-Chefe das Marinhas da Área Marítima do Atlântico Sul (Amas), formada pelos comandantes das Marinhas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Também estarão presentes personalidades da comunidade marítima, representantes governamentais, além de diversas autoridades e oficiais da Marinha dos quatro países. O evento será realizado no salão nobre do edifício Almirante Tamandaré, que fica na Praça Barão de Ladário, no Centro do Rio.
PUBLICIDADE