A CMA CGM está se movimentando para integrar a computação quântica em suas operações marítimas e logísticas, com um investimento na empresa de tecnologia francesa Pasqal.
A parceria estratégica levará à criação de um Centro de Excelência Quântica no Tangram, o centro de treinamento e inovação da empresa, que terá acesso a um processador desenvolvido pela Pasqal para permitir que os membros da equipe sejam treinados em computação quântica.
PUBLICIDADE
A Tangram e a Pasqal organizarão em conjunto eventos dedicados à exploração dos recursos da tecnologia, incluindo workshops de casos de uso, apresentações técnicas e master classes para promover a inovação e a colaboração dentro da CMA CGM e com seus parceiros.
“Esta parceria com a Pasqal permitirá que a CMA CGM aplique tecnologias de computação quântica ao transporte marítimo e à logística, reforçando a posição do nosso Grupo como líder na transformação digital do nosso setor”, disse Hadi Zablit, vice-presidente executivo de informação e tecnologia do CMA CGM Group.
“Com o Pasqal, pretendemos desbloquear todo o potencial da computação quântica para maior eficiência operacional, atendendo nossos clientes.”
A CMA CGM afirma que pretende alavancar a computação quântica para melhorar a eficiência, a capacidade de resposta e a adaptabilidade de seus serviços de transporte e logística às flutuações do mercado, otimizando o gerenciamento de contêineres e o carregamento em seus navios.
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para aumentar os recursos digitais do Grupo e segue investimentos em empresas de tecnologia e iniciativas de inteligência artificial, como Kyutai e Mistral AI.