O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, nesta segunda-feira (6), que foram iniciadas dragagens de manutenção em rios do trecho entre Manaus e Itacoatiara, na Região Amazônica, para garantir condições de navegação e o transporte de insumos à região. Segundo a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN), na semana passada foram feitas pré-dragagens nos trechos Coari–Codajás e São Paulo de Olivença–Benjamin Constant, na região oeste do estado do Amazonas.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que o nível dos rios da região está bem acima do registrado no mesmo período do ano em 2024. E disse que, mesmo assim, foram antecipadas as obras de desassoreamento e dragagem preventiva, com objetivo de dar segurança de navegabilidade a pequenas, médias e grandes embarcações e permitir o transporte de insumos estratégicos e o abastecimento da região.
PUBLICIDADE
Em anos recentes, têm sido registradas fortes oscilações nos níveis dos rios da Amazônia. Em 2024, a situação tornou-se crítica por causa da falta de chuvas e, no início de outubro, a régua fluviométrica marcava 1.287 centímetros no Rio Negro, em Manaus. No Rio Solimões, estava 44 centímetros abaixo da média em Coari e 218 centímetros abaixo em Tabatinga.