Receba notícias em seu email

Navalshore

Concurso Marinha reúne mais de 7 mil candidatos para Efomm

A Marinha divulgou, em julho, o número de inscritos do concurso Efomm, para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Ao todo, são 7.150 candidatos na disputa pelas 180 vagas de nível médio.

Para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, são 4.621 inscrições para 100 vagas disponíveis. Dessa forma, 46,21 pessoas disputam apenas uma oportunidade de ingresso.


PUBLICIDADE



Já para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, são 2.529 pessoas inscritas para as 80 vagas abertas. O que representa a relação candidato/vaga de 31,61.

O concurso Efomm foi aberto em maio deste ano. Os pré-requisitos para o cadastro foram o ensino médio completo, idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de fevereiro de 2020. As inscrições puderam ser feitas de maio a junho, pelo site da Marinha. A taxa foi de R$68.

Quando matriculado no Centro, o aluno receberá remuneração mensal equivalente à prevista na Lei de Remuneração dos Militares para Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, no valor de R$1.176.

Os concorrentes do concurso serão submetidos a quatro etapas. São elas:

Exame de conhecimentos (eliminatória e classificatória);

Seleção psicofísica (eliminatória);

Teste de suficiência física (eliminatória);

Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).

+ Concurso Marinha: professor analisa edital com 180 vagas para Efomm

Provas do concurso Efomm serão em agosto

As provas objetivas (exames de conhecimentos) serão realizadas em duas datas: 17 e 18 de agosto. Em ambas as situações, os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, com a prova sendo realizada de 10h às 14h.

Os locais de aplicação serão divulgados na próxima segunda-feira, 5 de agosto, pelo site da Marinha. No primeiro dia de prova, o participante deverá responder a questões de Português, Inglês e uma redação.

Já na segunda data do concurso Efomm, o candidato será submetido a questões de Matemática e Física. Os gabaritos serão divulgados um dia após a aplicação da última prova, também no portal da Marinha.

Acesse curso de preparação para o concurso: 

O professor de Matemática e Física na plataforma Fábrica D, Alexandre Azevedo, destacou que os concorrentes devem dar atenção a tópicos como cálculo. Segundo ele, esse item é cobrado em um nível mais fácil do que a Escola Naval, mas ainda considerável.

Além disso, deve-se tomar cuidado com eletromagnetismo, ondas, termodinâmica, lembrando também de não desprezar Língua Estrangeira.    

“Tem muito aluno que deixa essa matéria de lado e acaba reprovando justamente por causa dela. Deve-se estudar muito nesta reta final, considerando que tivemos uma redução de vagas em relação ao ano anterior”, alertou Azevedo.

A matrícula e início do curso de formação estão previstos para 27 de janeiro de 2020. Os selecionados serão encaminhados para cumprir regime de internato nas respectivas organizações militares.

Fonte: Folha Dirigida






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira