Ecobrasil

Concurso Marinha reúne mais de 7 mil candidatos para Efomm

A Marinha divulgou, em julho, o número de inscritos do concurso Efomm, para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Ao todo, são 7.150 candidatos na disputa pelas 180 vagas de nível médio.

Para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, são 4.621 inscrições para 100 vagas disponíveis. Dessa forma, 46,21 pessoas disputam apenas uma oportunidade de ingresso.

Já para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, são 2.529 pessoas inscritas para as 80 vagas abertas. O que representa a relação candidato/vaga de 31,61.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O concurso Efomm foi aberto em maio deste ano. Os pré-requisitos para o cadastro foram o ensino médio completo, idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de fevereiro de 2020. As inscrições puderam ser feitas de maio a junho, pelo site da Marinha. A taxa foi de R$68.

Quando matriculado no Centro, o aluno receberá remuneração mensal equivalente à prevista na Lei de Remuneração dos Militares para Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, no valor de R$1.176.

Os concorrentes do concurso serão submetidos a quatro etapas. São elas:

Exame de conhecimentos (eliminatória e classificatória);

Seleção psicofísica (eliminatória);

Teste de suficiência física (eliminatória);

Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).

+ Concurso Marinha: professor analisa edital com 180 vagas para Efomm

Provas do concurso Efomm serão em agosto

As provas objetivas (exames de conhecimentos) serão realizadas em duas datas: 17 e 18 de agosto. Em ambas as situações, os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, com a prova sendo realizada de 10h às 14h.

Os locais de aplicação serão divulgados na próxima segunda-feira, 5 de agosto, pelo site da Marinha. No primeiro dia de prova, o participante deverá responder a questões de Português, Inglês e uma redação.

Já na segunda data do concurso Efomm, o candidato será submetido a questões de Matemática e Física. Os gabaritos serão divulgados um dia após a aplicação da última prova, também no portal da Marinha.

Acesse curso de preparação para o concurso: 

O professor de Matemática e Física na plataforma Fábrica D, Alexandre Azevedo, destacou que os concorrentes devem dar atenção a tópicos como cálculo. Segundo ele, esse item é cobrado em um nível mais fácil do que a Escola Naval, mas ainda considerável.

Além disso, deve-se tomar cuidado com eletromagnetismo, ondas, termodinâmica, lembrando também de não desprezar Língua Estrangeira.    

“Tem muito aluno que deixa essa matéria de lado e acaba reprovando justamente por causa dela. Deve-se estudar muito nesta reta final, considerando que tivemos uma redução de vagas em relação ao ano anterior”, alertou Azevedo.

A matrícula e início do curso de formação estão previstos para 27 de janeiro de 2020. Os selecionados serão encaminhados para cumprir regime de internato nas respectivas organizações militares.

Fonte: Folha Dirigida



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira