MSC

CT-Aquaviário - Consórcio propõe estudo para eclusas

Um consórcio de 10 instituições liderado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) inscreveu no CT-Aquaviário 01/2010 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia uma proposta para o desenvolvimento de tecnologias, estudos e pesquisas vinculados à implantação de um sistema de eclusas para transposição  da barragem da UHE de Itaipu.

O projeto tornaria possível a ligação entre a hidrovia Tietê-Paraná e o Estuário do Prata, configurando a chamada “hidrovia Transmercosul”. Sem as eclusas, do modo como é feito atualmente, a transposição de Itaipu é realizada apenas pelo lado paraguaio, através de transbordo nos terminais de La Paz e Porto Franco.

Os estudos preveem o desenvolvimento de uma solução de eclusagem inovadora para grande desníveis (acima de 100 metros), modelagem para avaliação de cargas possíveis das hidrovias integradas, estudos de medição de gases de efeito estufa, elaboração de um sistema de vigilância e monitoramento hidrológico de bacias, além da criação de um projeto específico de embarcações, compatíveis com a integração intermodal.

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira