Entrou em operação em 22 de dezembro de 2025, em Dalian, na China, o primeiro petroleiro de grande porte (VLCC) do mundo movido a combustível duplo, batizado de New Explorer (Novo Explorador). Constuído na Dalian Shipbuilding Industry Company para a China Merchants Energy Shipping, ele foi projetado para operar com metanol ou com combustíveis convencionais.
A entrega do New Explorer reforça a tendência de uso de combustíveis alternativos no setor marítimo. De acordo com dados da sociedade de classificação DNV, a frota global de navios movidos a metanol compreende atualmente 97 embarcações e há previsão de que outras 366 entrem em serviço até 2030, sendo a maioria porta-contêineres, seguidos por graneleiros e petroleiros.
PUBLICIDADE
À medida que a indústria naval sofre pressão para reduzir emissões de carbono, a procura por combustíveis com menor emissão cresce. O metanol, em particular o metanol verde e o e-metanol, ganha terreno como alternativa viável aos combustíveis tradicionais. O Novo Explorer é considerado prova dessa mudança, pois satisfaz os requisitos operacionais atuais e está alinhado aos objetivos de sustentabilidade futuros.
O uso de navios movidos a metanol deverá impulsionar a inovação e o investimento na produção de metanol verde. Esse combustível é feito a partir de fontes renováveis e à medida que mais embarcações adotam a tecnologia do metanol, é provável que a indústria marítima testemunhe uma transformação significativa no fornecimento e uso de combustível, contribuindo para os esforços globais de combate às mudanças climáticas.
A entrega do New Explorer é vista como passo significativo na jornada do setor marítimo rumo à sustentabilidade. Com uma frota crescente de embarcações movidas a metanol no horizonte, a indústria está preparada para o futuro que prioriza opções de combustível mais limpas e eficientes.














