Receba notícias em seu email

MSC

Porta-contêineres cruzam o Canal de Suez pela primeira após dois anos

Após dois anos, dois porta-contêineres da CMA CGM cruzaram Canal de Suez, marcando a volta à região da frota mercante do grupo francês. Na terça-feira (24), o CMA CGM Jacques Saade, um dos maiores do mundo na categoria, com 400 metros de comprimento, 62 metros de boca, arqueação líquida de 231 mil toneladas e capacidade para transportar até 23 mil TEUs, partiu do Marrocos para a Malásia, enquanto o CMA CGM Adonis, com154 mil toneladas de carga, navegou em direção ao norte. O Jacques Saade opera na rota Ásia-Norte da Europa, e o Adonis, na Ásia-Mediterrâneo.

 


PUBLICIDADE



Também cruzou o Canal o Maersk Sebarok, porta-contêineres com 318 metros de comprimento, 40 metros de boca, 14 metros de calado e 82 mil toneladas de arqueação bruta. Foi o primeiro navio da empresa a navegar pelo região após a assinatura de acordo de parceria com a Autoridade do Canal de Suez.

 

A navegação pelo Canal de Suez estava interrompida desde novembro de 2023, após ataques de militantes houthis do Iêmen a navios comerciais, anunciados com ato de solidariedade aos palestinos durante o conflito em Gaza. Após o anúncio de cessar-fogo em Gaza em 10 de outubro, não houve mais relatos de ataques dos houthis contra navios..

 

O almirante Ossama Rabiee, presidente da Autoridade do Canal de Suez, creditou a volta à região das empresas de tramsporte aos recentes esforços de marketing da entidade. Ele previu impactos positivos para o transporte marítimo, incentivou outras companhias a retomarem as viagens pelo Mar Vermelho e pelo Estreito de Bab el-Mandab através do canal e disse que há expectativa de aumento gradual do tráfego pela região em 2026, com os níveis retornando ao normal no segundo semestre..

 

A CMA CGM anunciou que planeja usar o Canal de Suez para seu serviço Indamex, entre Índia e Estados Unidos, a partir de janeiro. Já a Maersk informou que adotará uma abordagem gradual e progressiva para retomar totalmente a navegação pela rota.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira