O edital para a licitação para selecionar empresa para serviços de dragagem de manutenção na Hidrovia do Rio Tapajós, no Pará, publicado em 23 de dezembro, prevê investimentos mínimos de R$ 74,8 milhões. A sessão pública para abertura das propostas está prevista para esta quinta-feira (8), às 15h, por meio da plataforma Compras.gov.br.
Parte do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (Padma), a iniciativa contará com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e será coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O edital prevê que os serviços sejam feitos no trecho entre Santarém e Itaituba, com objetivo de aumentar a segurança da navegação, reduzir riscos de encalhe e assegurar mais previsibilidade às operações de transporte de cargas e de passageiros.
PUBLICIDADE
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a manutenção da hidrovia é fundamental para o bom funcionamento da logística na região e que a dragagem do Rio Tapajós, além de aumentar a segurança da navegação, tem objetivo de aumentar a eficiência do transporte aquaviário. “Ela trará mais previsibilidade para quem depende da hidrovia no dia a dia”, afirmou.














