O governo da Coreia do Sul anunciou que planeja fazer em setembro uma viagem experimental de transporte marítimo de contêineres pelas águas do Oceano Ártico com a expectativa de criar uma rota marítima mais curta entre a Ásia e a Europa. Segundo o Ministério dos Oceanos e Pescas do país, a viagem-piloto será feita com um porta-contêineres com capacidade de 3.000 TEUs que partirá do porto coreano de Busan para o de Rotterdam, na Holanda.
O Ministério anunciou que está negociando a contratação de uma embarcação e que fará no primeiro semestre de 2026 consultas a autoridades russas, que são responsáevis por autorizações para o tráfego de navios por grande parte do corredor ártico. O passo seguinte, informou o governo coreano, será recrutar pessoal especializadp e angariar cargas para o teste.
PUBLICIDADE
O projeto-piloto no Ártico faz parte da estratégia para expandir as rotas de navegação no norte e transformar Busan e a região sudeste da Coréia em centro marítimo. Segundo o Ministério dos Oceanos e Pescas, 2026 será o início de uma nova fase focada na cidade, para onde planeja transferir sua sede até o fim do ano.
Para concretizar seu projeto de estabelecer uma rota comercial pelo Oceano Ártico, o governo coreano anunciou que planeja apoiar a construção de quebra-gelos e outras embarcações de classe polar, além de aprimorar a tecnologia de navios porta-contêineres reforçados para gelo. O projeto prevê ainda o treinamento de marinheiros para operações em regiões geladas e medidas de incentivo à indústria para desenvolver embarcações apropriadas.














