Receba notícias em seu email

MSC

Maersk começa a suspender sobretaxa por desvio do Mar Vermelho em rotas da Ásia para os Estados Unidos

A Maersk começou a eliminar a sobretaxa cobrada sobre fretes por causa da interrupção do tráfego de seus navios pelo Mar Vermelho em sua rota entre a Índia e a Costa Leste dos Estados Unidos, dois anos após o início da cobrança para compensar o aumento do trajeto. A taxa, de 200 dólares por TEU e até 450 dólares por FEU para volumes de carga maiores, passara a ser cobrada em janeiro de 2024, quando as rotas foram alteradas contornando o sul da África para evitar riscos de ataques de milicianos houthis do Iêmen em regiões próximas ao Canal de Suez. 

A decisão sinaliza mudança na política de preços da companhia e de retomada da navegação pelo Canal de Suez e pelo Mar Vermelho. Em dezembro, a Maersk fez, depois de dois anos, a primeira viagem pela região rumo aos Estados Unidos, em seu serviço Oriente Médio-Costa Leste da América do Norte, mas informou que o retorno das viagens pelo Mar Vermelho será de forma gradual e dependerá da situação de segurança na região. 


PUBLICIDADE



A empresa já não cobrou a sobretaxa de exportadores que embarcaram cargas no navio Maersk Sebarok, que tem capacidade para 7.250 TEUs e partiu da Índia na segunda semana de dezembro com destino à Costa Leste dos Estados Unidos. A embarcação cruzou nos dias 18 e 19 o Estreito de Bab al-Mandeb, que liga o Oceano Índico ao Mar Vermelho, próximo à costa do Iêmen. 

Mas, apesar do sucesso na travessia, em comunicado divulgado em 22 de dezembro, a empresa enfatizou que esse trânsito inicial ainda não implica a volta de todos os seus serviços à rota. “Embora seja passo importante, não significa que estejamos considerando mudança mais ampla da rede Leste-Oeste de volta para a rota de Suez”, explicou no comunicado. 

No documento, a Maersk ressaltou que “se os níveis de segurança exigidos forem mantidos”, será avaliada a possibilidade de continuar com uma abordagem gradual para retomar a navegação pelo Canal de Suez e pelo Mar Vermelho. A empresa informou, no entanto, que não há por enquanto programadas outras passagens pela região, embora não descarte viagens limitadas, dependendo da evolução da situação.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira