Receba notícias em seu email

MSC

Frete de granéis sólidos fecha 2025 em alta devido ao uso de menos navios

O mercado de transporte marítimo de granéis sólidos encerrou 2025 de maneira descrita como "tradicional", com as melhorias nas taxas de frete impulsionadas por menor utilização dos navios, em vez de aumento na demanda. De acordo com a Xclusiv Shipbrokers, a trajetória do mercado no último trimestre contrariou as expectativas anteriores de boom na demanda, apresentando, em vez disso, aumento nas taxas devido à absorção de tonelagem por ineficiências operacionais.

O Baltic Dry Index (BDI) encerrou o ano em 2.770 pontos, com ganho de 31% desde o final do terceiro trimestre. Os navios Capesize lideraram esse aumento, com o Baltic Capesize Index (BCI) subindo 56%, para 4.768 pontos, no mesmo período. Os índices Panamax e Supramax também registraram ganhos, de 19% e 17%, respectivamente.


PUBLICIDADE



O levantamento atribui esses a uma combinação de fatores, incluindo atrasos portuários, principalmente na China e no Brasil, maiores distâncias de navegação devido a mudanças geopolíticas nas rotas e desaceleração nas entregas de novos navios à frota.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira