O mercado de transporte marítimo de granéis sólidos encerrou 2025 de maneira descrita como "tradicional", com as melhorias nas taxas de frete impulsionadas por menor utilização dos navios, em vez de aumento na demanda. De acordo com a Xclusiv Shipbrokers, a trajetória do mercado no último trimestre contrariou as expectativas anteriores de boom na demanda, apresentando, em vez disso, aumento nas taxas devido à absorção de tonelagem por ineficiências operacionais.
O Baltic Dry Index (BDI) encerrou o ano em 2.770 pontos, com ganho de 31% desde o final do terceiro trimestre. Os navios Capesize lideraram esse aumento, com o Baltic Capesize Index (BCI) subindo 56%, para 4.768 pontos, no mesmo período. Os índices Panamax e Supramax também registraram ganhos, de 19% e 17%, respectivamente.
PUBLICIDADE
O levantamento atribui esses a uma combinação de fatores, incluindo atrasos portuários, principalmente na China e no Brasil, maiores distâncias de navegação devido a mudanças geopolíticas nas rotas e desaceleração nas entregas de novos navios à frota.

















