MSC

DNV: biocombustível chave para a descarbonização marítima

Em seu último white paper “Biocombustíveis no transporte marítimo”, a sociedade classificadora DNV informou que a flexibilidade dos biocombustíveis pode permitir que o setor de transporte marítimo acelere sua jornada rumo à descarbonização, mantendo a eficiência operacional. No entanto, as atuais limitações na capacidade de produção podem impactar a oferta no curto prazo e criar uma forte concorrência com outros setores.

A DNV observou que a atual capacidade de produção global de biocombustíveis sustentáveis é de cerca de 11 milhões de toneladas de óleo equivalente (Mtep) por ano, prevendo que um suprimento sustentável e economicamente viável de biocombustíveis, variando de 500 a 1300 Mtep anualmente, pode ser alcançado até 2050.

No entanto, para descarbonizar totalmente o transporte marítimo usando biocombustíveis, em combinação com medidas de eficiência energética, a DNV disse que um suprimento anual de 250 Mtep de biocombustíveis sustentáveis é necessário até 2050. Isso representaria 20-50% da produção global potencial.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A sociedade classificadora também apontou que os desenvolvimentos regulatórios, como o Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS), representam um forte incentivo para a adoção de biocombustíveis, tornando tanto os biocombustíveis quanto a biomassa altamente procurados por vários setores em sua busca pela descarbonização.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira