A Maersk Supply Service, subsidiária da AP Moller Holding, anunciou a formação de uma nova empresa chamada Maersk Offshore Wind para fornecer serviços de instalação para o mercado eólico offshore. A novidade tem como base seu novo conceito de embarcação de instalação eólica offshore (Maersk WIV).
Palalelamente, a AP Moller Holding anunciou um acordo entre a Maersk Supply Service A/S e a DOF Group ASA (DOF Group) da Noruega. A DOF adquirirá todas as ações da Maersk Supply Service A/S, em parte com pagamento em dinheiro e em parte emitindo novas ações da DOF. Após o fechamento da transação, a AP Moller Holding deterá indiretamente 25% do capital social da empresa combinada, que operará sob o nome e a marca DOF Group e terá sede na Noruega. Espera-se que a transação seja concluída até o final de 2024.
PUBLICIDADE
O conceito de instalação eólica offshore da Maersk Supply Service continuará sendo de propriedade da AP Moller Holding, pela recém-formada Maersk Offshore Wind.
“Juntamente com o DOF Group, criaremos um provedor líder de serviços offshore para a indústria de petróleo e gás, oferecendo escala única e uma ampla gama de serviços em mercados-chave. A empresa combinada está comprometida em manter uma presença sólida na Dinamarca. Como o maior acionista da empresa combinada, a AP Moller Holding permanecerá como proprietária engajada, garantindo o desenvolvimento contínuo da empresa combinada”, disse Martin Larsen, CFO da AP Moller Holding e presidente da Maersk Supply Service e Maersk Offshore Wind.
Com o acordo, a frota controlada pelo DOF será acrescida de 22 embarcações, consistindo em oito CSV, 13 AHTS e uma embarcação de lençamento de cabos. Isso levará sua frota total para 78 embarcações offshore/submarinas modernas, 65 das quais próprias.