A Intelsat, do mercado de serviços de satélites fixos, anunciou na última quinta-feira (28), um novo modelo de serviços para atender à demanda por conexão em banda larga via satélite em navios e plataformas de petróleo offshore. De acordo com a empresa, a solução permite a conexão com satélites de alto desempenho através de antenas menores que as convencionais.
O IntelsatOne Flex utiliza infraestrutura terrestre da iDirect Velocity e possibilita a integração com a frota de satélites da Intelsat. A empresa destaca que o sistema elimina ineficiências no uso das faixas de banda para empresas que operam os serviços comunicação via satélite no setor marítimo. A solução também simplifica o gerenciamento da capacidade nos satélites considerando as expansões por área geográfica, permitindo flexibilidade de acesso a múltiplos satélites, com estrutura de custos mais previsível.
O mercado de comunicação via satélite, através de antenas VSAT, é estimado em 31.500 navios com capacidade de carga superior a mil toneladas brutas. A demanda por conexão em banda larga deve representar expansão de mais 20 mil antenas VSAT em navios, nos próximos dez anos, com aumento de US$2,8 bilhões nas receitas dos provedores de serviços de comunicação via satélite no setor marítimo, segundo dados do Maritime Satcom Markets.
(Da Redação)
PUBLICIDADE