MSC

Funcionários da Maersk criam sistema para entregar água doce a portos

O projeto pioneiro otimiza um sistema existente de geração de água doce a bordo de navios porta-contêineres para armazená-la e entregá-la em contêineres-tanque a portos e regiões que enfrentam escassez de água doce

A escassez de água doce é um problema crescente enfrentado por regiões de todo o mundo. Quatro bilhões de pessoas — quase dois terços da população mundial — sofrem de grave escassez de água durante pelo menos um mês por ano. Metade da população mundial poderá viver em áreas que enfrentam escassez de água já em 2025.

Com este histórico, uma equipe de três funcionários da AP Moller – Maersk (Maersk), ex-marinheiros, decidiu empreender um projeto inovador que pudesse armazenar e entregar água doce dos navios aos portos.

PUBLICIDADE

MCI


Os navios de carga que realizam comércio global estão equipados com sistemas geradores de água doce que produzem água potável através da destilação da água do mar, utilizando a energia térmica aproveitada dos seus motores. Tradicionalmente, esse sistema tem sido utilizado para gerar água para consumo apenas a bordo das embarcações. No entanto, o excesso de água produzida foi negligenciado. Através deste projeto, o recurso inexplorado foi capitalizado através da otimização do processo e do armazenamento do excesso de água em contêineres-cisterna antes da entrega aos portos.

Cada navio pode encher dois contêineres-tanque em uma viagem marítima média entre dois portos. Com o processo otimizado e os contêineres armazenados no local certo a bordo, duas unidades com capacidade combinada de 50 mil litros podem ser abastecidas com água doce.

As primeiras experiências piloto foram realizadas nos portos de Colombo e de Salalah.

A qualidade da água, testada pelo Instituto de Pesquisa Científica e Industrial do Ceilão, um laboratório oficial do governo do Sri Lanka, atendeu a todos os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) realizado pela Universidade Técnica Dinamarquesa forneceu informações valiosas sobre o impacto ambiental do projeto, comparando-o favoravelmente com os métodos tradicionais de entrega de água por caminhões-cisterna.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira