Na última semana, a Hamburg Süd celebrou um batismo duplo dos porta-contêineres “Cap San Nicolas” e “Cap San Marco” no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul. Com uma capacidade nominal de 9.600 TEUs, os dois navios são os maiores da empresa em operação, e os que oferecem a maior capacidade para reefers em todo o mundo, com 2.100 tomadas exclusivas para contêineres refrigerados.
A madrinha do “Cap San Nicolas” é Narcisa Oetker, esposa de Ferdinand Oetker, membro da Dr. August Oetker KG e diretor da Bankhaus Lampe. Já o “Cap San Marco” foi batizado por Doris Deichmann, esposa de Fred Deichmann, diretor da Columbus Shipmanagement GmbH, subsidiária da Hamburg Süd.
Os porta-contêineres são os primeiros de uma série de seis navios idênticos da nova classe “Cap San”. Após a entrega, o “Cap San Nicolas” entrará no serviço entre Ásia e Costa Leste da América do Sul, em junho. O “Cap San Marco” fará o mesmo trade a partir de julho.
Outros dois navios “Cap San” serão entregues na Coreia no decorrer do ano. As duas últimas unidades da série estão previstas para janeiro de 2014.
Dados técnicos do “Cap San Nicolas” e “Cap San Marco”:
Capacidade 124,500 tdw
Capacidade dos contêineres 9,600 TEUs
Plugs para contêineres refrigerados 2,100
Comprimento total 333.2 m
Comprimento entre perpendiculares 313.5 m
Largura 48.2 m
Calado máximo 14 m
Velocidade 21 kn
Potência do motor principal 40,670 kW
Sobre a Hamburg Süd
Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas.
Em 2012, a empresa movimentou 3,3 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.
(Da Redação)
PUBLICIDADE