Depois de quase dois anos interditada, nesta quarta-feira (27) a Hidrovia Tietê-Paraná volta a operar. O grande volume de chuvas das últimas semanas tornou a navegabilidade segura para grandes embarcações. A hidrovia foi paralisada em maio de 2014 depois de um forte período de estiagem, levando o governo todo estado de São Paulo a optar em utilizar os recursos dos rios para movimentar hidrelétricas em detrimento do calado da hidrovia
Porém, a sua volta ainda não é definitiva. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o funcionamento ainda depende do regime de chuvas até abril. "Caso se mantenham os volumes atuais, os reservatórios devem se recuperar", informou o órgão por meio de nota.
PUBLICIDADE
A interdição causou prejuízos de mais de R$ 1 bilhão às empresas de navegação e tirou o emprego de mais de mil pessoas. Estima-se que a hidrovia deixou de transportar neste período mais de 6 milhões de toneladas.
Importante corredor de escoamento de grãos, a hidrovia liga a região sul, sudeste e centro-oeste ao longo dos rios Paraná e Tietê, sendo de grande importância para o transporte da produção dos estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e parte de Rondônia. Para se ter ideia, só em 2013 foi transportada nesta rota 6,2 milhões de toneladas, especialmente de soja e milho, mas também celulose, madeira e cana.
Fonte: Info Money