A iniciativa é uma ação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global da ONU Brasil
A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, acaba de reforçar seu compromisso com a inclusão de pessoas refugiadas ao se tornar uma Empresa Participante do Fórum Empresas com Refugiados, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global da ONU Brasil.
PUBLICIDADE
O Fórum é uma ação colaborativa formada por empresas e organizações empresariais que compartilham o compromisso de impulsionar a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho brasileiro. Também tem como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento de ações de capacitação para a contratação, além do compartilhamento de boas práticas na inclusão dessas pessoas nos ambientes de trabalho e na sociedade.
De acordo com a pesquisa “Mercado de Trabalho para Pessoas Refugiadas no Brasil”, apresentada em outubro de 2023, mais da metade dos refugiados no país estão sem emprego (55%). Os dados apontam que 55,4% dos que estão trabalhando não atuam em suas áreas de formação ou experiência.
O estudo foi realizado pelo Colettivo, pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vagas, em parceria com o Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU no Brasil, com a ONG Visão Mundial e participação da empresa Belgo Arames.
“Integrar o grupo de Empresas Participantes do Fórum Empresas com Refugiados é mais do que uma conquista; é um marco em nossa jornada de diversidade e inclusão. A iniciativa reforça o nosso compromisso sustentável de promover um ambiente seguro e uma cultura diversa, inclusiva e de desenvolvimento contínuo. Entendemos que temos um papel importante como incentivadores de mercado em ações nestas frentes”, afirma Eliana Cachuf, diretora de Gente e Gestão da Hidrovias do Brasil.