A Pesquisa IMO-WISTA sobre Mulheres no Transporte Marítimo começou nesta segunda-feira (2) e termina em 31 de dezembro
A segunda Pesquisa sobre Mulheres no Setor Marítimo foi lançada para coletar dados básicos importantes sobre a participação das mulheres nos setores marítimo e oceânico. O secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, fez um apelo para que governos, empresas, organizações e instituições acadêmicas participem.
PUBLICIDADE
Realizada a cada três anos pela Organização Marítima Internacional (IMO) e pela Associação Internacional de Mulheres no Transporte Marítimo (Wista International), a pesquisa faz uma análise global de quantas mulheres trabalham nesses setores e em quais funções.
O objetivo é analisar tendências e apoiar a criação de programas e políticas para impulsionar a participação das mulheres no setor marítimo. O estudo anterior , publicado em 2021, destacou um setor dominado por homens, com as mulheres representando menos de um terço da força de trabalho marítima geral e menos de 2% dos marítimos.
A presidente internacional da Wista, Elpi Petraki, destaca: “Esta pesquisa é mais do que apenas um esforço de coleta de dados. É um movimento estratégico em direção à evolução da nossa indústria. Os insights coletados podem ser usados para desenvolver políticas de pensamento avançado que elevarão a inclusão e a diversidade”.
A pesquisa inclui dois fluxos – um para governos membros da IMO e outro para a indústria, incluindo empresas, organizações não governamentais e intergovernamentais e institutos ou academias privadas de treinamento marítimo.
A pesquisa iniciada em 2 de setembro termina em 31 de dezembro de 2024, com o relatório final a ser publicado em maio de 2025.