A Organização Marítima Internacional (IMO) realizou uma sessão extraordinária do seu Conselho em 10 e 11 de março para abordar a situação no Mar Negro e no Mar de Azov e os impactos sobre navios e marítimos .
O Conselho encoraja a criação, como medida provisória e urgente, de um corredor marítimo azul seguro para permitir a evacuação de marítimos e navios das zonas de alto risco no Mar Negro e no Mar de Azov para um local seguro local a fim de proteger a vida dos marítimos e assegurar a mobilização e a navegação comercial das embarcações que pretendam utilizar este corredor, evitando ataques militares.
PUBLICIDADE
O Conselho aprovou proposta no sentido de garantir que os navios partam com segurança a partir dos portos da Ucrânia na primeira oportunidade, sem ameaça de ataque. Para os navios que não podem partir imediatamente, ou onde não seja seguro fazê-lo devido à presença de minas marítimas ou outros perigos, devem ser criados corredores humanitários que possibilitem a segurança dos marítimos, permitindo-lhes sair da zona de conflito.
A entidade aprovou ainda que qualquer forma de assédio aos marítimos devido à sua nacionalidade deve ser condenada; os marítimos afetados pelo conflito devem ter acesso livre às comunicações com suas famílias; os Estados devem garantir que os marítimos tenham acesso aos seus salários; e os Estados devem reconhecer a condição de trabalhadores-chave dos marítimos e permitir seu movimento irrestrito.