O governo do estado de São Paulo marcou para o próximo dia 13 de novembro, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, o leilão para concessão das travessias Sebastião-Ilhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra. O prazo de concessão será de 20 anos, com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, pelo sistema de Parceria Público Privada (PPP).
Entre as exigências incluídas no edital está a substituição da frota atual por 45 embarcações maiores, das quais 41 com motores elétricos, construção e padronização de terminais com climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação. Os vencedor terão que manter as mesmas tarifas cobradas atualmente, além das gratuidades já praticadas.
PUBLICIDADE
Segundo o governo paulista, as travessias hidroviárias do estado transportam, em média, 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A expectativa é de, com embarcações maiores e mais modernas, reduzir as filas e o tempo de viagem, inclusive na época de alta temporada.