O “Triple-E” é o maior navio conteineiro do mundo. Foi projetado para velocidades mais lentas e máxima eficiência e irá emitir 50% menos CO2 por contêiner do que a média atual na rota Ásia-Europa.
PUBLICIDADE
A Maersk Line encomendou 20 dessas embarcações, que serão entregues nos próximos dois anos para operarem entre a Ásia e a Europa do Norte. Os contratos foram assinados em fevereiro e junho de 2011, quando a Maersk contratou o Daewoo Shipbuilding por um total de US$ 3,8 bilhões.
O nome “Triple E” é derivado de três princípios de design da classe: economia de escala, eficiência energética e ambiente melhorado. Os navios têm 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura. Serão capazes de transportar 18 mil TEUs. O casco possui um formato em “U” com sua parte inferior plana. Com isso, é possível acomodar contêineres até na parte inferior do navio. O deck é dividido em 23 fileiras, onde os contêineres podem ser empilhados. Com um calado de 14,5 metros, não poderão atravessar o Canal do Panamá, mas serão capazes de transitar pelo Canal de Suez.