O Comando do 1º Distrito Naval realizará, nesta sexta-feira (9), na Escola Naval, no Rio de Janeiro, a cerimônia em comemoração ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil, e a entrega da Ordem do Mérito Naval, que será presidida pelo Comandante de Operações Navais, o almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos.
O diretor de Abastecimento da Marinha, o vice-almirante Sérgio Luiz de Andrade, o presidente da Academia Brasileira de Ciência, o doutor em Física Luiz Davidovich, e o membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, estão entre os agraciados que serão premiados na solenidade deste ano pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil.
PUBLICIDADE
Importância histórica da Batalha
A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, na Foz do Riachuelo, afluente do trecho do Rio Paraná, e é considerada pelos historiadores um confronto decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito armado na América do Sul. A vitória naquela batalha fez o Brasil assumir a dianteira do conflito, conseguindo que os aliados tivessem acesso as principais artérias do Teatro de Operações da Guerra.