A carteira de encomendas de construção naval da MSC e a preferência da companhia marítima por equipar com depuradores seus navios alteraram a proporção da frota de porta-contêineres que opera com sistemas de exaustão de combustível. A capacidade das unidades equipadas com depuradores atingiu 10,3 Mteu em janeiro, o que representa um aumento de 1,8 Mteu num ano, informa a Alphaliner.
Embora a MSC não tenha sido a única a aumentar a sua frota com purificadores, a companhia marítima com sede em Genebra contribuiu com mais de 890.000 TEUs em tonelagem adicional equipada com sistemas de exaustão. As aquisições da companhia estão a 50/50, considerando os novos navios e as compras de segunda mão.
PUBLICIDADE
A MSC tem agora 54% da sua frota equipada com purificadores. Este valor contrasta com os 46% 12 meses antes.
A diferença de preço entre o óleo combustível pesado e o leve melhorou recentemente para os operadores de purificadores, após um longo declínio entre meados de 2022 e o outono de 2023. A diferença entre Rotterdam IFO 380 e VLSFO era de quase US$ 110 no final da semana passada, o que representa um retorno a níveis favoráveis para os proprietários de lavadores. Esta vantagem será aumentada pelas viagens mais longas atualmente realizadas em torno do Cabo da Boa Esperança.