A Norcoast, empresa de navegação costeira, anunciou uma operação focada no transbordo de contêineres para diminuir os impactos esperados da seca no Amazonas. A iniciativa envolve a instalação de um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura na região de Itacoatiara. A operação, prevista para iniciar em setembro, pode começar antes, dependendo do nível do rio e dos resultados da dragagem realizada pelo governo.
O píer será posicionado antes dos pontos críticos do rio Amazonas, como Tabocal e Enseada do Rio Madeira, que costumam ter baixa profundidade durante a estiagem, impedindo a passagem de navios. De acordo com Ricardo Nuno, Diretor de Operações da Norcoast, os contêineres serão transferidos para balsas, que poderão continuar a navegação até Manaus.
A operação técnica envolverá o atracamento dos navios da Norcoast no píer flutuante, enquanto as balsas ancorarão ao lado. Três guindastes, com braços de 64 metros, serão usados para mover os contêineres dos navios para as balsas, garantindo a continuidade do fluxo logístico.
PUBLICIDADE
A seca no Amazonas, prevista para ser mais severa este ano, traz preocupações sobre o abastecimento, especialmente em um período de alta demanda devido às vendas de fim de ano. Em 2023, a Região Hidrográfica Amazônica transportou mais de 71 milhões de toneladas de cargas, com o Rio Amazonas sendo a principal via, movimentando mais de 34 milhões de toneladas.