A instalação da 2ª Esquadra da Marinha do Brasil será o tema da sessão especial de amanhã na Câmara Municipal de Belém. Pará, Maranhão, Ceará e Pernambuco estão no páreo para sediar a esperada 2ª Esquadra da Marinha. O estudo da viabilidade técnica de cada um deles, segundo o próprio Ministro da Defesa, Nelson Jobim, não tem pressa para serem concluídos. Porém, algum indicativo da escolha deve sair até o final deste semestre.
No Pará, na discussão da instalação do empreendimento, já existe um movimento pró-base que dentre outras entidades recebe o apoio da AMAM (Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó), e desde janeiro deste ano realiza intervenções ressaltando que de acordo com os estudos técnicos, Chaves seria a melhor opção. A proposta e os argumentos foram entregues ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, por representantes do ‘Movimento Probase’
Solicitada pelo vereador Otávio Pinheiro a sessão possui dentre os convidados, a AMAM, movimento Pró-Base Naval, OAB, prefeitos, vereadores e lideranças políticas do arquipélago do Marajó. Além da sessão, Otávio Pinheiro requisitou a produção de um ofício em nome da Câmara Municipal de Belém endereçado ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, à Governadora do Estado do Pará, Ana Julia Carepa, e ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando o empenho na montagem da base no município de Chaves, já que um dos objetivos da descentralização do poderio naval da Marinha é a proteção da Amazônia reforçando o controle estratégico da região.
Fonte:Diário do Pará
PUBLICIDADE