Neste mês de janeiro de 2023 completa um ano que o abastecimento de combustíveis de Fernando de Noronha passou a ser realizado por um navio petroleiro especialmente construído para esse fim. O uso dessa nova embarcação veio não só trazer maior proteção ao ecossistema da ilha durante o processo de transporte de combustíveis, como também garantiu maiores facilidades para o abastecimento em geral da ilha e contribuiu para a dinamização do turismo, principal atividade econômica da ilha.
O petroleiro foi construído pela empresa Agemar – Infraestrutura e Logística e possui uma configuração específica visando a proteção do meio ambiente: fundo e costado duplos, instrumentos de navegação com tecnologia de última geração e certificações expedidas por entidades classificadoras internacionais em todas as etapas do projeto, inclusive a ISO 14.001.
PUBLICIDADE
“O uso de uma embarcação com essas configurações viabilizou a instalação em Noronha de um Posto de Abastecimento de Aeronaves – PAA criando, assim, as condições necessárias para a ampliação da oferta de voos trazendo turistas para movimentar a economia da localidade”, conta o diretor executivo da Agemar, Leonardo Cardoso.
Outro benefício foi o fato de o navio, que possui uma capacidade para transportar 440 mil litros, oferecer mais segurança e regulardade ao processo de suprimento de combustíveis.