O petroleiro Brands Hatch, recém-construído com propulsão eólica provida com a tecnologia WindWings da BAR Technologies, fez sua primeira escala europeia em Roterdã, na Holanda, no último dia 8 de setembro. Segundo a Union Maritime, que opera a embarcação, a viagem foi considerada um marco importante para o setor. De acordo com a empresa, o navio alcançou economia significativa de combustível e manteve velocidade de navegação elevada em condições climáticas adversas.
Em condições favoráveis, ele atingiu mais de um terço de sua propulsão somente com energia eólica, mesmo totalmente carregado, comprovando, de acordo com a companhia, a capacidade da tecnologia de garantir eficiência confiável por longos períodos. Em colaboração com seus fretadores, a Union Maritime optou por rotas meteorológicas com reconhecimento de vela a partir de Ascenz Marorka, na Islândia, proporcionando economias substanciais além das com métodos tradicionais de roteamento. Em rotas globais, cada asa WindWing economizará em média 1,5 toneladas de combustível por dia.
PUBLICIDADE
Durante a primeira viagem do Brands Hatch, os três WindWings substituíram 12,8 toneladas de combustível em 24 horas, 4,3 toneladas por asa, o que equivale a 13 toneladas de CO2 evitadas por cada uma a cada dia. Em 24 horas, o desempenho máximo sustentado de mais de 18 toneladas por dia foi observado por seis horas, resultado que, segundo a armadora, ressalta o potencial de longo prazo do desempenho assistido pelo vento em escala.
O Brands Hatch é o primeiro de uma frota da Union Maritime com embarcações assistidas pelo vento, que será a maior do gênero no mundo. Uma parcela significativa da frota será equipada com asas, garantindo total conformidade com os padrões ambientais internacionais até 2030.
Na preparação para a entrega de embarcações com propulsão eólica, a Union Maritime liderou um esforço colaborativo com os parceiros Anglo-Eastern, Synergy, Atlantas Ship Management e BAR Technologies. O Projeto AeroPower foi lançado para liderar a introdução segura e contínua de sistemas inovadores de propulsão eólica em escala mundial.