O "Energy Observer", primeiro barco movido a hidrogênio do mundo, fará sua 83ª escala em Fortaleza (CE), Brasil, em novembro. A Air Liquide e o "Energy Observer" têm trabalhado juntos para demonstrar o papel fundamental do hidrogênio na transição energética. Esta será a primeira visita do barco à América Latina.
A embarcação chegará à costa brasileira em novembro, com parada em Fortaleza-CE, entre os dias 16 e 24 de novembro.
PUBLICIDADE
Como primeiro barco autônomo em energia e embaixador francês para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o "Energy Observer" explora soluções concretas e desenvolve tecnologias para acelerar as transições ecológicas. O hidrogênio renovável é a pedra angular da cadeia energética do barco e é produzido a bordo, por meio da eletrólise da água do mar, permitindo o armazenamento de toda energia proveniente de fontes renováveis desde o início da operação. Isso também contribuiu para que o barco pudesse navegar de forma totalmente autônoma durante seis anos.
O hidrogênio está no centro da parceria da Air Liquide com o "Energy Observer" desde 2017. A experiência da Air Liquide em toda a cadeia de valor do hidrogênio, combinada com as inovações testadas pelo barco, ajudam a acelerar o desenvolvimento de soluções baseadas em hidrogênio e as suas aplicações em grande escala, em particular no setor marítimo.
Albert Correa, CEO da Air Liquide para América Latina, disse: “Como orgulhosa parceira do "Energy Observer", a Air Liquide tem o prazer de dar as boas-vindas ao barco na sua histórica primeira visita à América Latina. Nossa presença estabelecida no Brasil, abrangendo desde gases industriais até iniciativas de energia renovável, reflete nosso compromisso em promover um futuro mais seguro e responsável no país”.