Navalshore 2024

Retirada de passageiros do cruzeiro retido no Porto de Recife já está em negociação

A retirada dos passageiros do navio de bandeira panamenha, Silver Shadow, retido no Porto de Recife desde a última quinta-feira (12) está em processo de tratativas, segundo informação da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. O governo do estado, juntamente com a empresa responsável pelo cruzeiro, estuda a possibilidade de dois aviões retirarem os passageiros e encaminhá-los aos seus países de origem. O Silver Shadow tem 318 passageiros e 291 tripulantes.

O navio foi impedido de seguir viagem após a confirmação de que dois passageiros estavam com o COVID-19. Até o momento, nenhum outro passageiro ou tripulante apresentou sintomas do vírus. Para evitar a disseminação dentro do navio, a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de que os passageiros permaneçam nas cabines e façam apenas saídas programadas pelo comandante da embarcação.

Para lidar com a situação, o Porto de Recife precisou ativar e atualizar o Plano de Contingência em Saúde, de acordo com o coordenador de Gestão Ambiental do Porto de Recife, José Divard. A atualização foi necessária porque o Plano ainda não continha os procedimentos necessários para tratar do novo coronavírus. Dos sete terminais do porto, apenas o de passageiros, onde está atracado o cruzeiro, está paralisado. Os demais estão funcionando normalmente.

PUBLICIDADE

MCI


Diante desse fato e do aumento do número de casos confirmados no estado – 18 casos até o momento – o governo estadual decidiu proibir a entrada de cruzeiros em Pernambuco por tempo indeterminado. Estava sendo esperada até o final da temporada de cruzeiros, em 20 de abril, a chegada de mais oito cruzeiros. Nesta temporada a previsão era de que atracariam cerca de 40.000 turistas, com uma arrecadação de R$ 8 milhões com o turismo de passageiros no estado.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira