Navalshore 2024

Sobena - Congresso de meio ambiente em novembro

As fronteiras do conhecimento tecnológico no meio ambiente marinho serão discutidas nos dias 24 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, durante a oitava edição do Seminário sobre Meio Ambiente Marinho, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena). Neste ano, o foco será a apresentação de inovações tecnológicas e os benefícios ambientais decorrentes delas. Ao todo, o evento terá a apresentação de seis painéis. No dia 24 serão abordados os temas: Aplicações práticas de tecnologias ambientais nos navios do terceiro milênio; Gestão ambiental de portos e terminais; e Monitoramento ambiental. No dia seguinte, os painéis trarão: O futuro depois de Macondo; Novas tecnologias em resposta as emergências ambientais; e Regulação do setor de gás e óleo no Brasil.

De acordo com o coordenador geral do evento, Augusto Antoun, 130 profissionais responderam a um questionário que ajudou a selecionar os assuntos a serem abordados este ano. A pesquisa constatou o interesse em assuntos como: navios ecológicos, respostas às emergências ambientais por óleo, regulação ambiental dos setores marítimos de exploração offshore, sistemas de contingências e resíduos sólidos. Com as contribuições, a comissão organizadora identificou o conjunto de temas que melhor representam os interesses do público para os setores navais, portos/terminais, sistemas offshore e prontidão e resposta a emergências.

“Uma questão que chamou muito a atenção foi o impacto das medidas em função de um grande acidente offshore”, destaca o diretor técnico da Sobena, Luiz Felipe Assis, referindo-se ao acidente no poço de Macondo, da BP, no Golfo do México.

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira