Xeneta prevê novas quedas nos fretes em 2023

Os dados mais recentes do Xeneta Shipping Index (XSI) para as taxas de frete marítimo de longo prazo mostram uma queda de 0,1%. Após uma queda de 5,7% em novembro em relação ao mês anterior, e com taxas spot fracas definindo o mercado, o movimento é positivo para as transportadoras marítimas. No entanto, adverte a consultoria Xeneta, o cenário é negativo para 2023.

 

Dezembro é o quarto mês consecutivo em que as taxas de frete marítimo de longo prazo caíram, com as taxas spot em queda desde o início do verão no hemisfério Norte. Apesar dessa tendência negativa, o XSI permanece 70% acima do período no ano anterior, após um forte início de 2022, já que o congestionamento portuário e outras interrupções obstruíram as cadeias de suprimentos e aumentaram os custos.

PUBLICIDADE


Para o início de 2023, diz Patrik Berglund, CEO da Xeneta, o cenário parece ser bem diferente. “À primeira vista, os dados deste mês parecem parar a curva negativa”, afirma, “mas isso é um pouco enganador. Em primeiro lugar, isso se deve ao menor número de contratos de longo prazo assinados nessa época do ano, e não à entrada de novos contratos com as mesmas taxas. Quando vemos contratos sendo assinados, em todos os negócios, estamos vendo-os acordados abaixo da média atual para todas as taxas válidas.”

Ele continua: “Então, isso é realmente apenas o silêncio antes da tempestade. À medida que mais e mais contratos de longo prazo expiram no ano novo, espera-se que o XSI apresente quedas mensais muito maiores. Todos os indicadores apontam para quedas consideráveis das taxas em relação aos níveis de hoje, com várias das principais negociações do Extremo Oriente apontando para novos contratos de longo prazo que estão muito mais próximos dos benchmarks de taxas à vista, atualmente muito mais baixos.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira