Alta do petróleo traz benefícios via royalties para o Brasil, diz Oddone

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, afirmou nesta quinta-feira que “o preço do petróleo alto é bom para o Brasil” pois traz benefícios para a sociedade via royalties e participações especiais.

“Preço do petróleo alto é bom para o Brasil. Brasil é grande exportador”, frisou Oddone em seminário de energia no painel que tratou de medidas necessárias para ampliar a concorrência no GLP. Segundo ele, o debate sobre o preço do petróleo no país acaba passando a impressão de que não é algo benéfico para a sociedade.

O diretor da ANP, Décio Oddone, lembra que o Brasil tem ganhos com a alta do petróleo graças aos royalties — Foto: valorO diretor da ANP, Décio Oddone, lembra que o Brasil tem ganhos com a alta do petróleo graças aos royalties — Foto: valor

PUBLICIDADE

MCI


Para o diretor-geral da ANP, é preciso criar ambiente mais competitivo no setor de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás de cozinha. Ele defendeu o enchimento fracionado com respeito às regras de segurança.

“A ANP não está pensando em piorar as condições de segurança”, frisou, respondendo críticas feitas no seminário pelo presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello.

O presidente do Sindigás criticou a venda fracionada de GLP e disse que a medida não tem função social. Frisou ainda que o custo logístico não vai diminuir e ainda pode colocar em risco a segurança.

Oddone destacou ainda que a ANP nunca foi contra as marcas de GLP.

“Nunca foi dito que somos contra as marcas. Marcas são direito do consumidor. Temos que encontrar modelos de negócios que aumentem a competitividade no setor.”

A representante do Ministério de Minas e Energia (MME) no seminário, Marisa Maia de Barros, frisou que as mudanças que estão sendo feitas no mercado de GLP podem abrir espaço para entrada de novos agentes no setor.

Uma das medida citadas por ela foi uma resolução da CNPE de início de agosto que prevê a convergência de preços do GLP entre botijões de gás e granel.

“Com o ato da CNPE, a partir de 1 de março de 2020, a diferenciação de preço não faz parte de nossa política energética”, contou ressaltando, que a política passará a ser de preços livres.

Fonte: Valor

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira