Navalshore 2024

ANP fará consulta e audiência públicas sobre a regulação de produtores de biocombustíveis

A Diretoria da ANP aprovou nesta quinta-feira (26) a realização de consulta e audiência públicas sobre a revisão da Resolução ANP nº 734/2018. Essa resolução consolidou o marco regulatório da produção de biocombustíveis, abarcando tanto a autorização para o exercício dessa atividade produtiva quanto a outorga das autorizações de operação das instalações produtoras.

O objetivo da revisão é aprimorar as normas que dizem respeito às condições mínimas para a segurança operacional das instalações produtoras de biocombustíveis. Assim, busca mitigar os riscos identificados atuando sobre as suas fontes, visando assegurar a proteção à vida humana e ao meio ambiente.

Para atingir esse objetivo, a ANP propõe as seguintes alterações na resolução:
- Exigir estudo de gestão de mudanças para alterações na instalação produtora;
- Exigir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todos os produtores de etanol, estabelecendo prazo para que as instalações sem o documento, se adequem a exigência (proposto como disposição transitória na resolução);
- Exigir tancagem mínima para produtores de biocombustíveis líquidos que contemple capacidade de armazenamento equivalente a três dias da produção de combustíveis da instalação;
- Estabelecer critério de revogação de autorização de operação se a instalação produtora ultrapassar dois anos sem efetiva produção de biocombustíveis.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira