Nesta segunda-feira (26), foi assinado um acordo para um memorando de entendimento (MOU) entre o American Petroleum Institute e o Inmetro com o objetivo de cumprir a agenda regulatória e adequação do modelo de controle legal para o segmento de óleo e gás no Brasil. O evento aconteceu na Rio Oil & Gas 2022, no estande da Agência Nacional de Petróleo (ANP) com a presença da vice-presidente sênior de Serviços da Indústria Global do API Anchar Liddar e do diretor de Metrologia Legal do Inmetro Periceles Vianna.
Os desafios a serem enfrentados pelo setor de óleo e gás são grandes, visto que, além das normas a serem cumpridas, há a necessidade de prospectar laboratórios acreditados para calibrações e ensaios no Brasil. Além disso, a importância de controlar legalmente a produção de petróleo e permitir o rastreamento dos padrões impacta diretamente na arrecadação federal e dos estados e municípios.
PUBLICIDADE
A parceria também inclui promover a cooperação, o intercâmbio de informações sobre normas API, facilitar a tradução e implementação de Normas e Programas do API pela indústria brasileira e a participação de especialistas brasileiros e americanos em reuniões, grupos e outras oportunidades conduzidas pelo API e pelo Inmetro na elaboração e discussão de informações do setor de petróleo e gás, além de promover a colaboração na realização de fóruns conjuntos, conferências, mesas redondas, workshops e outras atividades similares.
Sobre o API
O API é uma associação sem fins lucrativos com sede nos EUA que apoia todos os segmentos da indústria de petróleo e gás natural através de padrões e programas de segurança. O API foi fundado em 1919 como uma organização de desenvolvimento de padrões e desenvolveu mais de 800 padrões para melhorar a qualidade, segurança operacional e ambiental, eficiência e sustentabilidade.