A Modec e a Eld Energy, companhia norueguesa produtora de sistemas de células a combustível, assinaram, no final de janeiro, um acordo para desenvolver um conjunto uma célula a combustível de óxido sólido integrada de 120 kW e um sistema de captura de CO₂ para FPSOs. O termo abrange o projeto e a fabricação de protótipos para uma solução de energia offshore de baixo carbono, com testes operacionais em terra planejados para 2027 e demonstração offshore em 2028.
As duas empreas iniciaram em 2025 a fabricação conjunta de um sistema de energia offshore SOFC de 40 kW em escala piloto usando gás natural associado produzido por FPSOs, com mais eficiência e menos emissões do que as fontes de energia offshore convencionais, como geradores de turbina a gás (GTGs). O acordo recém-assinado amplia a potência de saída da SOFC de 40 kW para 120 kW, representando passo importante rumo à implantação gradual em FPSOs.
PUBLICIDADE
Além disso, a SOFC integrará uma unidade de captura de CO₂ e recuperação de combustível otimizada para os gases de escape da SOFC. O desenvolvimento visa fornecer um sistema de energia escalável de múltiplos MW, capaz de atender à demanda total de energia das FPSOs com intensidade de carbono zero. A expectativa das empresas é que essas iniciativas aprimorem continuamente tanto o desempenho ambiental quanto o valor operacional das FPSOs.


















