O primeiro sistema de bombeamento submarino multifásico (MPP), que apoiará a produção de petróleo e gás no campo de Atlanta, na Bacia de Santos, no Brasil, foi enviado da Noruega, informou a empresa brasileira de petróleo e gás Enauta. O MPP, fabricado pela OneSubsea, foi carregado em 21 de janeiro com destino ao Brasil.
A entrega dos equipamentos no cronograma é um dos principais desafios para o "FPSO Atlanta" produzir o primeiro óleo, previsto até agosto, segundo a Enauta, operadora do campo de Atlanta.
PUBLICIDADE
Em setembro de 2023, a Enauta iniciou as obras de instalação da Fase I de Atlanta, com um FPSO de maior capacidade ao campo, que até o momento vem produzindo petróleo por meio do "FPSO Petrojarl I".
O "FPSO Atlanta" será fornecido pela Yinson Production da Malásia e implantado no campo, com produção de petróleo prevista para começar em meados de 2024 com seis poços de produção.
O "FPSO Atlanta" tem capacidade de produção de 50 mil BOPD e capacidade máxima de armazenamento de 1.251 mil bbls,
Em julho de 2023, a Yinson Production exerceu sua opção de compra do "FPSO Atlanta" com um contrato firme de 15 anos (mais uma opção de extensão de cinco anos) para fornecimento, operação e manutenção com um valor total de contrato de até US$ 1,981 bilhão, bem como projeto financiamento no valor de US$ 400 milhões.
A Yinson Production realizou recentemente a cerimônia oficial de nomeação do "FPSO Atlanta".