A FPSO "Atlanta", que operará na Bacia de Santos para a Enauta, chegou ao Brasil em 11 de maio. No momento, está em andamento as operações de ancoragem.
Após inspeção e liberação pelas autoridades, a embarcação iniciou sua operação de fundeio, com as atividades avançando em linha com a primeira meta da petrolífera.
PUBLICIDADE
Com capacidade para processar 50 mil barris de petróleo por dia e 140 mil barris de água por dia, o FPSO pode armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo e é afretado e operado pela Yinson Production, da Malásia.
Após a cerimônia de nomeação do FPSO no Dubai Drydocks World em dezembro de 2023, o navio deixou o estaleiro em março de 2024 rumo ao Brasil. O primeiro óleo está previsto para agosto, com seis poços online, chegando a dez poços em 2029.
As atividades desenvolvidas no campo de Atlanta fazem parte dos planos da Enauta de substituir o "FPSO Petrojarl I", que está em operação no local, pelo FPSO "Atlanta". O campo offshore do bloco BS-4, na Bacia de Santos, é operado pela Enauta Energia, subsidiária integral da empresa, que também detém 100% de participação neste ativo.