A Equinor recebeu da Tenaris 200 km de tubos de aço destinados ao gasoduto do projeto Raia, na Bacia de Campos. O contrato, avaliado em cerca de R$ 2 bilhões, foi celebrado em uma cerimônia na fábrica da Tenaris, em Pindamonhangaba (SP). O gasoduto conectará o FPSO do projeto ao terminal de Cabiúnas, em Macaé (RJ), e é um marco na iniciativa que deve gerar até 50 mil empregos diretos e indiretos durante sua operação.
O projeto Raia, desenvolvido pela Equinor em parceria com Repsol Sinopec Brasil e Petrobras, teve decisão final de investimento em maio de 2023, somando US$ 9 bilhões. Com início operacional previsto para 2028, Raia possui reservas recuperáveis superiores a 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe), com capacidade para fornecer até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, atendendo 15% da demanda nacional de gás.
PUBLICIDADE
Os tubos fornecidos contam com tecnologias inovadoras, incluindo revestimentos internos e externos anticorrosivos, revestimento de concreto para proteção e estabilidade, e melhorias para suportar condições extremas de profundidades de até 2.900 metros. Pela primeira vez no Brasil, o gás será especificado para comercialização no FPSO, sendo entregue diretamente ao sistema de transmissão, eliminando a necessidade de processamento em terra.
Além do gasoduto, o projeto impulsiona a economia local com a fabricação de equipamentos e construção de parte do FPSO em diversos estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Operado pela Equinor (35%), em parceria com Repsol Sinopec Brasil (35%) e Petrobras (30%), Raia promete ser um marco na expansão da oferta de gás natural e na inovação tecnológica no setor energético brasileiro.