A Foresea informou, nesta quarta-feira (10), que concluiu a primeira operação de perfuração de um poço de petróleo automatizada no Brasil, utilizando tecnologia da norueguesa HMH. A manobra foi realizada pelo navio-sonda Norbe IX na Bacia de Santos. A empresa afirma ter se tornado pioneira na aplicação dessa inovação na indústria nacional de perfuração offshore. A tecnologia permite operações sem pessoas na red zone, área de maior risco no piso de perfuração, garantindo maior segurança, precisão e eficiência.
O marco foi alcançado no último dia 21 de novembro, após a automação total do sistema, que passou a realizar 100% das manobras automaticamente, incluindo operações com tubos de perfuração, responsáveis por mais de 60% das atividades de um navio-sonda. O COO da Foresea, Heitor Gioppo, destacou os avanços em segurança e sustentabilidade, enquanto o diretor de operações, Renato Costa, ressaltou a necessidade de alta qualificação da equipe, treinada em simuladores na Noruega e em Macaé.
PUBLICIDADE
A tecnologia inclui a plataforma Deal e os sistemas CADs 2.0 e Drillers Assist, projetados para automação e segurança, com potencial futuro de integrar inteligência artificial. A Rig Manager da Norbe IX, Clarisse Rodrigues, enfatizou a relevância do trabalho colaborativo que resultou em operações mais consistentes e seguras.