O navio-plataforma Almirante Tamandaré, uma unidade do tipo FPSO, chegou ao Brasil e será instalado no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, próximo à costa do Rio de Janeiro. Esta é a primeira plataforma de alta capacidade a operar neste campo, com potencial para produzir até 225 bpd e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.
A unidade deixou o estaleiro CMHI na China em 31 de julho e se junta a cinco outras plataformas que já operam em Búzios: FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. Equipado com tecnologias de descarbonização, o Almirante Tamandaré possui, entre outros recursos, um sistema de flare fechado que, junto com equipamentos de recuperação de calor, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e otimiza o consumo de energia da unidade.
PUBLICIDADE
A uma distância de aproximadamente 180 quilômetros da costa, o Campo de Búzios começou suas operações em 2018 e é atualmente o maior campo de águas ultraprofundas do mundo. Ele responde sozinho por mais de 20% da produção total da Petrobras.
A exploração do campo é gerida por um consórcio liderado pela Petrobras, em parceria com as empresas chinesas CNOOC, CNODC e a PPSA, esta última responsável pelos contratos de partilha da produção. Para a Petrobras, a chegada do FPSO Almirante Tamandaré simboliza um passo importante para o aumento da capacidade produtiva do campo e para a ampliação das iniciativas de sustentabilidade na produção de petróleo.