A Netherlands Enterprise Agency (RVO) concedeu um subsídio de € 3,6 milhões para o projeto PosHYdon, o primeiro piloto offshore de hidrogênio verde em uma plataforma de produção de petróleo no Mar do Norte holandês.
O projeto visa validar a integração de três sistemas de energia: eólica offshore, gás offshore e hidrogênio offshore e envolverá a instalação de uma planta produtora de hidrogênio na plataforma Q13a-A operada pela Neptune Energy. O Q13a-A também é a primeira plataforma totalmente eletrificada no Mar do Norte holandês, localizado a aproximadamente 13 km da costa de Scheveningen.
PUBLICIDADE
O hidrogênio verde será misturado ao gás e transportado pelo gasoduto existente até a costa. O eletrolisador de 1 MW produzirá no máximo 400 kg de hidrogênio verde por dia.
Os parceiros envolvidos no consórcio PosHYdon incluem Nel Hydrogen, InVesta, Hatenboer, IV-Offshore & Energy e Emerson Automation Solutions. As empresas Nexstep, TNO, Neptune Energy, Gasunie, Noordgastransport, NOGAT, DEME Offshore, TAQA e Eneco juntaram-se a este grupo no ano passado. Com esse subsídio, o consórcio pode dar início a todas as atividades desse piloto. O restante do orçamento será financiado pelos parceiros do consórcio.
A Neptune Energy é a operadora da plataforma Q13a-A, com os parceiros EBN e TAQA.