Empresa do setor de óleo e gás firmou parceria com a BVRio para lançar o projeto “Baía Limpa”
A Ocyan, empresa de óleo e gás, firmou parceria com a BVRio para expandir à região portuária do Rio de Janeiro uma iniciativa de coleta de resíduos despejados na Baía de Guanabara. Nesta semana, a empresa inicia o projeto “Baía Limpa”, que financiará cerca de 20 pescadores de duas colônias tradicionais no Caju e Ilha do Governador. Eles dedicarão dois dias por semana para a ‘pesca’ de resíduos, com a meta de retirar 100 toneladas da Baía de Guanabara em 12 meses.
PUBLICIDADE
“O apoio ao projeto reforça a preocupação da Ocyan com ações voltadas a proatividade ambiental e climática e abre a retomada de ações do novo momento da plataforma de responsabilidade socioambiental pós spin off. A Baía de Guanabara é a segunda maior baía do litoral brasileiro e por décadas foi o principal acesso para terras brasileiras, além disso, hoje é operado em parte de seu perímetro um dos 10 maiores portos do Brasil. Sabemos que para despoluí-la é necessário um esforço coletivo que une governo e iniciativa privada, mas é importante que cada um faça a sua parte”, comenta André Luiz Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan, destacando ainda que a iniciativa também representa uma ação social, uma vez que apoia e incentiva financeiramente os pescadores locais.
A BVRio fará registros dos itens coletados por meio do seu aplicativo de gestão de resíduos Kolekt, e será responsável por tratar da destinação do lixo e disponibilizar dados sobre quantidade e identificação dos resíduos. Dessa forma, será possível monitorar tudo que está sendo coletado e certificar, de forma eficiente, a recuperação dos resíduos com potencial para reciclagem. A entrega do material coletado para separação do conteúdo será na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.