A Petrobras informou que suas estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural, segundo critérios da US Securities and Exchange Commission (SEC), em 31 de dezembro de 2025 eram de 12,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Do total, de acordo com a empresa, 84% são de óleo e condensado e 16% de gás natural. A companhia informou ainda que submeteu à certificação mais de 90% de suas reservas provadas segundo o critério SEC.
O aumento ocorreu, principalmente, pelo desempenho dos ativos, com destaque para os campos de Búzios, Tupi, Itapu e Mero, na Bacia de Santos, e do avanço no desenvolvimento dos campos de Budião, Budião Noroeste e Budião Sudeste, em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. Além disso, contribuíram para o resultado projetos de novos poços principalmente em Búzios, Tupi, Marlim Sul e Jubarte, nas bacias de Santos e de Campos.
PUBLICIDADE
De acordo com dados divulgados pela companhia, o índice de reposição de reservas (IRR) foi de 175%, mesmo diante produção recorde de 2025, e a relação entre reservas provadas e exploração está em 12,5 anos. Ainda segundo a Petrobras, não foram registradas alterações relevantes nas reservas decorrentes de variação do preço do petróleo.
A avaliação da estatal é que diante da produção esperada para os próximos anos, será necessário manter os investimentos na ampliação da recuperação dos ativos já descobertos, na exploração de novas possibilidades e na diversificação do portfólio exploratório no Brasil e no exterior, para repor as reservas de petróleo e gás.
A Petrobras explicou que estima reservas segundo o critério da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Society of Petroleum Engineers (SEP). De acordo com a empresa, as diferenças entre as reservas estimadas pelos critérios ANP/SPE e SEC estão associadas, principalmente, com o uso de diferentes premissas econômicas e à possibilidade de se considerar como reservas, no critério ANP/SPE, volumes além do prazo contratual de concessão nos campos do Brasil, de acordo com o regulamento técnico de reservas da ANP.


















