Petrobras assina protocolo para criação do Rio Energy Bay

A Petrobras assinou um protocolo para criação do Rio Energy Bay e início das discussões de integração com o Centro de Energia e Finanças do Amanhã, da prefeitura do Rio, que será instalado no prédio do antigo Automóvel Clube, no Centro do Rio de Janeiro. O tradicional imóvel passará por reformas estimadas em R$ 37 milhões. O Rio Energy Bay faz parte de um Programa do Massachussets Institute of Technology (MIT), que reúne diversos segmentos da sociedade para transformar a região do Rio de Janeiro no primeiro ecossistema de inovação de classe mundial do Brasil no segmento de energia e sustentabilidade. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, utilizando a metodologia do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do MIT.

A criação do Rio Energy Bay foi anunciada durante o MIT REAP in Rio, realizado na segunda-feira (30/1), no Museu do Amanhã, que contou com a participação de Jean Paul Prates na mesa de abertura do evento, em seu primeiro compromisso público como presidente da Petrobras.

Prates destacou que a Petrobras tem, com as demais empresas do setor, o desafio de construir o futuro das próximas gerações: “É muito correta a iniciativa da Petrobras ter se juntado a esse movimento pelo Rio de Janeiro. Hoje, com as nossas mentes, com a nossa técnica, com a nossa habilidade e com os nossos recursos financeiros e humanos, trabalhamos para que gerações futuras consigam sobreviver diante de toda a situação tanto de humanidade quanto de meio ambiente que nós vamos deixar como herança. Então, quando nós estamos aqui hoje, estamos trabalhando pelos nossos filhos, netos, bisnetos e outros”, afirmou o executivo em seu discurso.

O presidente da companhia também lembrou os recursos empregados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, o Cenpes, no ecossistema de inovação em energia: “são mais de 100 laboratórios; mais de 4.700 equipamentos instalados; mais registros de patentes ativos que qualquer outra empresa brasileira, 1.100 depósitos no país; 10.000 pesquisadores; mais de 900 parcerias com universidades, empresas, fornecedores, startups, instituições, tecnologia, no Brasil e exterior”, resumiu Prates.

A proposta do Rio Energy Bay é pautada em dois pilares: energia e sustentabilidade, fomentando o engajamento do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro. O instituto dará continuidade às ações estratégicas desenhadas durante o programa como MIT, atraindo outros atores.

Participaram da assinatura representantes da Prefeitura, Vibra, Eletrobras, Rio Energy Bay e da Petrobras.

O evento MIT REAP in Rio, realizado no museu do Amanhã, faz parte da iniciativa de aceleração do MIT, que seleciona regiões para impulsionar o empreendedorismo e a inovação por meio de uma metodologia, que inclui a realização de workshops para disseminação de conhecimento e engajamento das instituições interessadas. Foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil e a Petrobras teve ainda como participantes a gerente executiva do Cenpes, Maíza Goulart, no painel Investimento em Inovação em Energia e Sustentabilidade; e o gerente de Inovação em Ecossistemas Empreendedores, Alex Dal Pont, no painel de Investimento em Startups no Setor de Energia.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira