A Petrobras informou, na última segunda-feira (17), que identificou a presença de hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Santos, em poço exploratório no bloco Aram. O poço 4-BRSA-1395-SPS está localizado a 245 quilômetros da cidade de Santos (SP), em profundidade d’água de 1.759 metros. O poço está em perfuração e o intervalo portador de hidrocarboneto foi constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluído, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises laboratoriais.
Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área. O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.
PUBLICIDADE
O bloco Aram constitui um importante ativo para a exploração do potencial do pré-sal, em particular na Bacia de Santos. Esse bloco foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré- Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC (20%).