O Citi afirmou que os números operacionais divulgados na quarta-feira pela Petrobras vieram mais fortes do que a estimativa do banco, tanto no negócio de exploração e produção, impulsionado pelo pré-sal, quanto no segmento de refino, devido ao aumento das vendas de todos os derivados de petróleo no período.
“Em nossa perspectiva, a produção pode atingir níveis mais elevados com o lançamento da unidade operacional recém-inaugurada (no campo Sépia) e das outras 6 unidades nos próximos dois anos, duas em 2022 e mais quatro em 2023”, diz o banco.
PUBLICIDADE
A Petrobras assinou contrato com a SBM Offshore para afretamento e prestação de serviços (interconexão de 15 poços) no navio plataforma que produz e armazena (FPSO) localizado no campo de Mero 4 (Bacia de Santos).
“Como a empresa continua aumentando a participação do pré-sal em sua produção total, esperamos uma queda nos custos médios da extração da companhia”.
A produção comercial total atingiu 2,501 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boed) no terceiro trimestre, aumentando 0,7% no trimestre, mas diminuindo 5% na comparação anual. A produção total chegou a 2,83 milhões de boed, 6% acima da estimativa do Citi de 2,690 milhões de boed.
A produção da PBR foi impactada positivamente pelo início da operação do FPSO Carioca no campo de Sépia na Bacia de Santos (pré-sal) e também pela maior produção média no trimestre do FPSO P-70 (campo de Atapu), após atingir sua capacidade de produção no início de julho.
Em refino, a petrolífera atingiu uma taxa de utilização de 84%, acima da estimativa do banco de 80%. A maior taxa de utilização levou a um volume total processado de 1,851 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), uma alta trimestral de 13% e uma produção de derivados de petróleo de 1,932 milhão de bpd, alta de 11% ante o segundo trimestre.
A produção de diesel no período aumentou 3,3% no trimestre e diminuiu 6,9% ano a ano, apesar das maiores vendas domésticas. A gasolina ficou ainda mais forte, com aumento de produção de 14,3% no trimestre e no ano, principalmente como resultado da retomada da capacidade de produção após algumas paradas programadas e as vendas também aumentaram (14,3% no trimestre e 18% na comparação anual), devido não só à maior demanda por combustível, mas também aos preços mais altos do etanol, sustentando a maior demanda por gasolina.
A geração de eletricidade cresceu 26,2% no trimestre, atingindo 4.162 MW médios, explicado pelo pior cenário hidrológico.
As vendas totais de gás natural atingiram 89 mm m³ alta de 8,5% no trimestre e 43,5% ano a ano, principalmente devido à maior demanda termelétrica, enquanto as importações de gás natural permaneceram estáveis no trimestre, mas aumentaram 11,1% no ano.
O Citi tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 37,4 para a ação PN e US$ 14 para a ADR.
Fonte: Valor