A Petrobras informou nesta sexta-feira (6) o recebimento de R$ 1,65 bilhão como compensação de parceiros na exploração dos blocos de Sépia e Atapu, na área de pré-sal da Bacia de Santos. A TotalEnergies EP Brasil tem 28%, a Petronas Petróleo Brasil 21% e QatarEnergy Brasil 21% de participação em Sépia, enquanto a Shell Brasil Petróleo tem 25% e a TotalEnergies EP Brasil 22,5% em Atapu.
O pagamento, informou a empresa, refere-se ao complemento da compensação firme (earnout) do exercício de 2025. Nos termos da portaria nº 08 de 19 de abril de 2021 do Ministério de Minas e Energia (MME) e do edital da segunda rodada de licitações do Excedente da Cessão Onerosa no regime de Partilha de Produção, de 17 de dezembro de 2021, foram estabelecidos valores de compensações para os blocos, que deverão ser pagos até 2032.
PUBLICIDADE
De acordo com a Petrobras, pelos contratos, as compensações devem ser pagas a partir do último dia útil do mês de janeiro do ano seguinte quando o preço do petróleo tipo brent atingir média anual superior a 40 dólares/bbl, limitado a 70 dólares/bbl.


















